top of page

Guia Básico: O que fazer em Garopaba em 03 dias?


Praia Central de Garopaba com seus turistas em um belo dia de sol.
Praia Central de Garopaba é um convite para o banho de mar e um passeio.

Garopaba tem diversas possibilidades e pontos turísticos, e aqui você vai ter um roteiro exclusivo para explorar este lugar em três dias de viagem.

Seja você um turista habitual ou em viagem pela primeira vez para este destino paradisíaco, uma pergunta deve surgir na sua mente: O que fazer em Garopaba? Se o que você procura é uma programação diversificada e que vai além da beira da praia, este texto vai te ajudar com o roteiro ideal para três dias.

Além de ideias bem simples, você vai usufruir de diversos lugares e pontos turísticos e aproveitar seja com a sua família ou com amigos. Um dia de surf, uma trilha explorando a região ou degustando a gastronomia da região, você vai curtir lugares de pura conexão com a natureza e visuais incríveis.

Vamos lá, que este texto tem o objetivo de apresentar para você o que fazer em Garopaba em 03 dias. Ao final, você vai conhecer mais sobre cada ponto turístico que estão no nosso roteiro. E não esquece de garantir a sua reserva.


Dia 01:

Manhã: Passeio pela Praia da Gamboa

Almoço: Restaurantes da Praia da Gamboa

Tarde: Visita ao Mirante do Amor

Fim de tarde: Visita às Dunas do Siriú e a Praia do Siriú

Noite: Jantar nos restaurantes da Praia Central de Garopaba



Dia 02: 

Manhã: Surf e passeio na Praia do Silveira

Almoço: Restaurantes na região da Palhocinha

Tarde: Surf e passeio na Praia da Ferrugem

Fim de tarde: Pôr do Sol no Morro do Índio

Noite: Jantar nos restaurantes da Praia da Ferrugem



Dia 03:

Manhã: Praia da Vigia - Saída para a Praia do Casqueiro - Chega Praia do Silveira

Almoço: Praia Central de Garopaba

Tarde: Praia Central de Garopaba

Fim de tarde: Pôr do Sol na Igreja São Joaquim

Noite: Jantar nos restaurantes da SC-434 estrada de acesso para Garopaba


Vamos conhecer cada um destes pontos?


Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa está localizada no extremo norte de Garopaba e há 15 km de distância do centro da cidade. Essa praia é uma opção tranquila para quem prima por um ambiente reservado. Uma praia tão conectada com a natureza que ela foi escolhida para a instalação do Mirante da Baleia. Nele, é possível contemplar toda a extensão da Praia da Gamboa.

O Mirante da Baleia, possui outras duas finalidades:

1 - entre Maio e Junho, os pescadores da região utilizam para vigiar os cardumes que se aproximam da costa durante a Pesca da Tainha;

2 - entre Junho e Novembro a equipe do Projeto ProFranca do Instituto Australis realiza o monitoramento das Baleias Francas que vêm até o litoral catarinense para amamentar seus filhotes.

Placa do Mirante da Baleia e o caminho que leva até o mirante em meio a natureza.
Mirante da Baleia na Praia da Vigia é um ponto a ser visitado em Garopaba.


Mirante do Amor

Ponto turístico recém inaugurado em Garopaba, ele vai agradar quem busca um ponto de contemplação para casais que querem demonstrar o seu amor. O Mirante do Amor está localizado na estrada que dá acesso ao Bairro Macacu e proporciona uma visão da Lagoa do Macacu e Dunas do Siriú.

Este local tem o objetivo de receber tanto os turistas que buscam um ponto para tirar fotos, quanto para os casais apaixonados que querem demonstrar o seu amor. Inspirado em diversos pontos turísticos da Europa e também do Brasil, o Mirante do Amor possibilita que os casais tranquem cadeados em sinal de um amor inquebrável.

Letreiro do Mirante do Amor de Garopaba e ao fundo a Lagoa do Macacu e as montanhas que cirundam o local.
Mirante do Amor, novo ponto turístico de Garopaba e a vista da Lagoa do Macacu.


Praia do Siriú

Entre a Praia da Gamboa e a Praia Central de Garopaba, está a Praia do Siriú. Com 4,2km de extensão, ela é uma ótima opção para quem quer uma praia tranquila. Seu diferencial são as suas belas e imponentes dunas que chegam a 40 metros de altura. Se você gosta de sandboard, já achou aonde praticar.

Por possuir águas calmas, a Praia do Siriú é perfeita para férias em família, principalmente para quem vem com as crianças. Outro atrativo são as lagoas de água doce que se formam entre as dunas em certas épocas do ano. Aproveite para tomar banho em um local diferente e mais reservado.

Placa nas Dunas do Siriú com as palavras: Viva, Respire, Sorria e Admire. As Dunas tomam conta do local e ao fundo a Praia do Siriú.
As Dunas do Siriú possuem 40 metros de altura e é um ponto turístico procurado pelos turistas.

Praia Central de Garopaba

Como o próprio nome já diz, a Praia Central de Garopaba está no centro da cidade e é óbvio que é a preferida dos turistas. Por ser a mais popular, ela recebe seu público o ano todo, mas o forte está no verão. No centro de Garopaba estão as melhores opções gastronômicas, além de mercados e comércios. 

Com suas águas cristalinas e de ondulações entre baixa e moderada, a Praia Central de Garopaba é uma excelente opção para o banho de mar ou para a prática de esportes aquáticos. Ela é perfeita para as famílias que visitam a região e seu visual conquista turistas e moradores. Uma dica é uma caminhada pelas areias da praia no fim de tarde.

Turistas contemplam o mar e a Praia Central de Garopaba em um dia de sol sem núvens e com o verde das montanhas.
Vista da Praia Central de Garopaba pelo Canto Oeste da praia.

Praia do Silveira

A Praia do Silveira está ao Sul de Garopaba e há 3 km de distância da Praia Central. Considerada a melhor praia para a prática de surf, ela tem 1.6 km de extensão com ondas perfeitas e areia fofa. Devido a sua grande rebentação, ela é  pouco indicada para crianças, mas vale para contemplar suas belezas naturais e o seu visual. O destaque é a sua paisagem selvagem e preservada, cercada por falésias e vegetação nativa.

Considerada uma das melhores praias da região para a prática do surfe, ela possui ondas consistentes e tubulares que atraem surfistas de diferentes níveis de habilidade.

Areias da Praia do Silveira e as montanhas que cirundam a praia em um dia de ceú azul e poucas núvens.
A Praia do Silveira é conhecida por sua areia grossa e suas ondas perfeitas para o surfe.


Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem é a mais conhecida de Garopaba e está há 7,5 km de distância da Praia Central de Garopaba. Ela é muito procurada pelo público jovem, famílias e surfistas. Com 1,5 km de extensão, ela é escolhida por muitos turistas devido a sua versatilidade, seja para a prática de esportes aquáticos ou para passar o dia em família. O Canto Norte é o mais popular e é ali que está o Bar do Zado e a encosta do Morro da Ferrugem. Já em seu Canto Sul, tem o Morro do Índio, um sambaqui de preservação histórica e que guarda segredos do povo Mbya Guarani que aqui viveram.

De beleza natural exuberante, a Praia da Ferrugem possui excelente estrutura turística, vida noturna diversificada e ondas desafiadoras.

Escultura de surfista com o letreiro da Ferrugem ao fundo e com a area de preservação com sua mata nativa em um dia de sol.
A Praia da Ferrugem recebe desde surfistas a famílias e é sede do WSL.


Morro do Índio

Quem chega na Praia da Ferrugem ou na Praia da Barra de Garopaba, já deve ter visto o Morro do Índio. Esse morro desperta a curiosidade dos turistas e de quem passeia por essas praias. Além de imponente, essa grande estrutura proporciona as mais belas fotos, seja do amanhecer no horizonte ou do pôr do sol nas montanhas. Só que o Morro do Índio guarda diversos segredos, alguns com aproximadamente 4.000 anos. Caminhar por este ponto é um convite a uma conexão com a história e a natureza.

Morro do Índio com o mar envolta, as areias e a Lagoa Encantada encontrando o oceano.
O Morro do Índio é um sambaqui de aproximadamente 4.000 anos localizado entre as praias da Ferrugem e Barra.

Praia da Vigia

Uma das menores praias, a Praia da Vigia possui 100 metros de extensão em meio a diversas casas e um visual incrível. A partir da praia e alguns pontos mais elevados, é possível apreciar uma vista panorâmica da costa de Garopaba e outras praias da região. A Vigia, também se destaca por seu visual rústico e poucos empreendimentos.

A Vigia é uma ótima opção para quem quer praticar mergulho, pois possui águas calmas e cristalinas. Por ser menos movimentada e com uma infraestrutura mais simples, ela é uma ótima opção para quem prima pela tranquilidade e prefere ficar longe do agito de outras praias. Em seu Canto Sul inicia-se a Trilha do Casqueiro, que liga a Praia da Vigia e a Praia do Silveira. Vale explorar esse caminho e se aventurar.


Placa de identificação da Praia da Vigia com a praia ao fundo em meio a vegetação e seus belos morros.
A Praia da Vigia é uma pequena praia que recebe seus turistas e em seu lado sul tem a Trilha do Casqueiro.

Trilha do Casqueiro

Se estiver em Garopaba e quiser fazer uma trilha com o visual mais incrível, a Trilha do Casqueiro é uma excelente opção. Este atalho une a Praia da Vigia com a Praia do Silveira. São 4,3km de distância em uma trilha de 4h de duração (ida e volta). O grau de dificuldade para a Trilha do Casqueiro é classificado como difícil, pois é preciso passar por uma extensão de mata fechada.

Durante o percurso é possível contemplar as oficinas líticas na Praia da Vigia, um relógio solar natural e áreas com piscinas naturais. Depois de uma parte por mata fechada, a trilha costeia todo o litoral entre as duas praias. Seu visual é de tirar o fôlego e os amantes da aventura vão adorar cada momento deste desafio.

Placa de identificação da Trilha do Casqueiro com o seu percurso e informações sobre a trilha.
A Trilha do Casqueiro une a Praia da Vigia com a Praia do Silveira.


Igreja São Joaquim 

Um marco para Garopaba e primeira edificação local, a Igreja São Joaquim foi construída em 1795 e tornou-se o principal cartão postal da cidade. Uma igreja de estilo barroco e que remete à época da armação baleeira. A Igreja é o ponto final do Centro Histórico de Garopaba e possui uma vista privilegiada de toda a orla de Garopaba.

Devido a sua importância na história de Garopaba e Santa Catarina, a Igreja São Joaquim teve o seu tombamento decretado pela Fundação Catarinense de Cultura em 25 de junho de 1998. Por este motivo, toda a sua estrutura é preservada para manter suas características de época.

Além de uma visão privilegiada do centro da cidade e da Praia Central, você ainda contempla as praias: Siriú, Gamboa e Guarda do Embaú.

Igreja São Joaquim em um dia de sole com seu estilo barroco.
A Igreja São Joaquim é um dos pontos turísticos mais visitados de Garopaba.

Gostou das nossas dicas? Garopaba é uma cidade cheia de atrativos e agora eu te convido a programar as suas próximas férias com a nossa equipe da Central de Reservas.


bottom of page