top of page

Aventure-se na Trilha do Casqueiro


Placa da Trilha do Casqueiro com informações da trilha e a frase: A felicidade está nas coisas simples.
Trilha une a Praia da Vigia e a Praia do Silveira em Garopaba e atrai pelas suas belas paisagens.
A Trilha do Carqueiro tem 4,3 km de extensão e se destaca pela presença das oficinas líticas, natureza exuberante e um observatório solar indígena.

Neste texto, vamos trazer mais uma dica para quem vai passar as férias em Garopaba e quer ir além da praia. A Trilha do Casqueiro é uma excelente opção para quem quer explorar a região e contemplar as mais belas paisagens. Este atalho possui 4,3km de extensão e une a Praia da Vigia com a Praia do Silveira. A duração da trilha é de 4h (ida e volta). Seu grau de dificuldade é classificado como difícil, pois é preciso passar por uma extensa área de mata fechada.

Já no início dessa trilha é possível contemplar as oficinas líticas na Praia da Vigia, um observatório solar indígena e as piscinas naturais. Após passar pela mata fechada, o trilheiro costeia todo o litoral entre as duas praias. Seu visual é incrível e os amantes da aventura vão adorar cada momento deste desafio.

Algumas dicas importantes antes de fazer a trilha. Primeiro, use protetor solar, pois parte da trilha é em espaço aberto e sem sombras, principalmente se optar ir de manhã. Segunda dica é escolher um calçado fechado e confortável, preferencialmente tênis antiderrapante, alguns pontos podem ser escorregadios. Última dica é ter muito cuidado pelo caminho, por ser natureza, pode ter cobras e outros animais. Evite se aproximar ou tocar neles.


O Casqueiro

Um Casqueiro significa: lugar em que se descasca e falqueja a madeira que vai ser serrada. Aquele ou aquilo que falqueja a madeira.

Também é conhecido como repositório de conchas e cascas de ostra perto da costa; ostreira, sambaqui.


Ebook grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba

Foto da Praia da Vigia com a placa indicativa do local.
A Praia da Vigia era um local aonde os pescadores cuidavam a chegada dos cardumes na orla de Garopaba.

Praia da Vigia

Uma das menores praias, a Vigia possui 100m de extensão em meio a diversas casas e uma visão incrível da Praia Central. Nas pedras do canto norte é possível observar uma oficina lítica confeccionada pela primeira população da região,os sambaquianos. Para quem pratica mergulho, essa praia é a melhor opção, pois possui águas calmas e limpas. Por ser mais tranquila ela é muito procurada por famílias e casais. Leva este nome por estar no bairro Vigia, um morro que servia de ponto de observação dos pescadores para quando os cardumes adentravam na orla.


Praia do Silveira

Considerada a melhor praia para a prática de surf, a Praia do Silveira possui 1.6km de extensão de ondas perfeitas e areia fofa. Devido a sua grande rebentação, ela é pouco indicada para crianças, vale explorar para contemplar suas belezas naturais.

A Praia do Silveira, tem este nome, devido ao sobrenome dos irmãos Bernardino e Isaías, que seriam os primeiros desbravadores desta região de montanhas, lagoa e praia. Nos anos 80, a Silveira foi cenário do clássico “Garota Dourada”.


O que levar?

Vai fazer a trilha? Não esqueça de levar estes itens imprescindíveis para aproveitar essa aventura. Faça o seu checklist:

  • Tênis fechado e antiderrapante;

  • Filtro Solar;

  • Frutas (um lanche para repor as energias);

  • Água;

  • Mochila (para levar os itens;

  • Toalha (afinal você vai querer tomar banho de mar);

  • Repelente (sim, tem inseto e mosquito).


Telefones úteis:

  • Polícia Militar - 190

  • Emergências SAMU - 192

  • Bombeiros - 193

  • Policlínica Garopaba* - 48 3254 8103

* A policlínica da cidade de Garopaba possui soro para o atendimento de acidentes com cobras.


ATENÇÃO! Antes de se aventurar na trilha, contrate um guia de turismo autorizado, ele apresentará todas as informações da trilha e será responsável pelo grupo em caso de acidentes. Contate o pessoal da Ao Sul Natural que eles auxiliarão você em seu passeio.

Commentaires


bottom of page