top of page

Aventure-se na Trilha da Caranha


Placa de identificação da Trilha da Caranha, com as frases: Preserve!, Perto do mar a gente é mais feliz.
A Trilha da Caranha une a Praia da Barra com a Praia do Ouvidor e é uma opção de aventura.
Uma das mais conhecidas da região, a Trilha da Caranha é uma excelente opção para quem quer se aventurar em qualquer época do ano.

Vai passar as férias em Garopaba e quer ir além da praia? Então você precisa conhecer a Trilha da Caranha, uma das mais conhecidas da região. Ela une a Praia da Barra e a Praia do Ouvidor, ambas em Garopaba. Com 2 km de distância, ela tem a duração de aproximadamente 1h30min de ida e volta.

Com um visual fantástico, o trilheiro costeia todo o litoral entre as duas praias. Seja para apreciar contemplar o visual ou conhecer novos lugares, é uma ótima aventura em qualquer época do ano. Além das belas paisagens, a trilha proporciona contato total com a natureza. Com complexidade moderada, você vai passar por alguns pontos de mata fechada, encostas de pedras e campo aberto.

Mas antes de começar a trilha, vamos passar algumas dicas importantes. Primeiro, use protetor solar, como a maior parte da trilha é em espaço aberto e sem sombras, você precisa se proteger dos raios do sol. Segunda dica importante, use tênis fechado e confortável e preferencialmente antiderrapante, alguns pontos podem ser escorregadios. Última dica é ter muito cuidado pelo caminho, por ser em meio a natureza, pode ter cobras e outros animais pelo caminho. E se encontrar com algum, evite se aproximar ou tocar neles.


A Caranha

É um peixe que pode ser encontrado em toda a costa brasileira. Ele possui escamas e um corpo forte e alongado, cabeça e boca grandes. Uma das características é a presença de dentes caninos.A Caranha tem o hábito de se alimentar à noite, quando fica mais ativa. Durante o dia costuma ficar escondida em tocas. Os peixes jovens formam grandes cardumes, que, às vezes, se misturam a cardumes de outros peixes. Ele é muito voraz no momento do ataque.


Praia da Barra

Ao lado da Praia da Ferrugem, existe a Praia da Barra que é separada de sua vizinha pelo canal da Lagoa Encantada. Essa praia é muito escolhida por famílias que buscam tranquilidade e a prática de esportes como stand up paddle pela lagoa.

É na Praia da Barra que começa a Trilha da Caranha, uma das mais conhecidas e que liga até a Praia do Ouvidor. Em sua estrutura estão casas que fazem parte de um pequeno condomínio.


Praia do Ouvidor

Essa praia é a preferida pelos moradores da região. Ela tem poucos acessos e é quase intocada, recebendo os mais distintos visitantes. De famílias a casais, esta praia de 750m de extensão é perfeita para passar o dia com tranquilidade. Para os aventureiros, ela possui trilhas que interligam a outras praias tanto no canto Norte, quanto no Sul. Ao norte a Trilha da Caranha leva até a Praia da Barra e ao sul, a trilha vai até a Praia Vermelha.

Por ter ondulações leves a média, a Praia do Ouvidor é muito procurada por quem quer aprender a surfar.


Ebook grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba.

O que levar?

Decidiu fazer a trilha? Então não esqueça de levar estes itens para aproveitar essa aventura:

  • Tênis confortável, fechado e antiderrapante;

  • Filtro Solar;

  • Frutas (um lanche para repor as energias);

  • Água;

  • Mochila (para levar os itens);

  • Toalha (afinal você vai querer tomar banho de mar);

  • Repelente (sim, tem mosquito e outros insetos);

  • Chapéu.


Telefones úteis

  • Polícia Militar - 190

  • Emergências SAMU - 192

  • Bombeiros - 193

  • Policlínica Garopaba* - 48 3254 8103

* A policlínica da cidade de Garopaba possui soro para o atendimento de acidentes com cobras.


ATENÇÃO! Antes de se aventurar na trilha, contrate um guia de turismo autorizado, ele apresentará todas as informações da trilha e será responsável pelo grupo em caso de acidentes. Contate o pessoal da Ao Sul Natural que eles vão atender você com todo o carinho.


Opmerkingen


bottom of page