top of page

O que fazer em Garopaba?


Orla de Garopaba com seus turistas no verão.
Muito além da Praia Central, Garopaba possui atrativos que unem história, natureza e aventura.
Com nove praias paradisíacas, Garopaba é repleta de belezas, história e muitos atrativos. Quer viajar e não sabe para onde ir ou o que fazer? Este texto vai te ajudar a conhecer este cantinho do paraíso.

É hora de viajar e não sabe qual destino? Garopaba é sempre uma boa opção, praias paradisíacas e uma estrutura completa para os hóspedes. Só que sempre surge aquela dúvida: O que fazer em Garopaba? Este texto vai te ajudar a conhecer melhor este destino, localizado no litoral sul de Santa Catarina e distante 75km de Florianópolis. A cidade possui as melhores opções para quem quer descansar. Se você gosta de aproveitar na beira do mar, são nove praias para você explorar e se encantar. Para os de espírito aventureiro, as trilhas proporcionam os melhores desafios e visuais incríveis.

Garopaba é mágica, tem muita história, o carinho do povo local e natureza por todos os lados. Isso que nem falamos das saborosas opções gastronômicas. Antes de viajar, prepare-se, procure entender onde estão as melhores possibilidades e como chegar até elas. Neste texto apresentamos cinco dicas básicas para você se preparar antes de pegar a estrada. Mas opção é o que não falta para você aproveitar.

Então, tire um tempo saiba o que fazer em Garopaba. Vamos lá?


Placa na orla de Garopaba que contém o desenho de um mapa das praias, história da região e gráfico da vista com suas montanhas.
Em Garopaba, você pode conhecer uma praia por dia durante as férias.

Dica 01 - As 9 praias

Garopaba possui nove praias maravilhosas. Explore cada uma delas, seja por trilhas a pé, ou de carro. Dá para ficar em uma praia por dia e não cansar. Cada praia possui características marcantes e recebem desde famílias que priorizam a tranquilidade, até surfistas em busca da onda perfeita.

Conheça elas cada uma delas:

  1. Praia da Gamboa

  2. Praia do Siriú

  3. Praia Central de Garopaba

  4. Praia da Preguiça

  5. Praia da Vigia

  6. Praia do Silveira

  7. Praia da Ferrugem

  8. Praia da Barra

  9. Praia do Ouvidor

Quer saber mais sobre estas praias? Nosso blog tem um texto completo para você ler.


Ebook grátis, 05 motivos para conhecer Garopaba.

Barco com a sigla z12 em frente a prédio histórico da cidade de Garopaba.
Centro histórico conta com estilo açoriano e a Colônia de Pescadores Z12

Dica 02 - Centro histórico

Uma rua simples, mas cheia de histórias. Com suas casas ao estilo açoriano, o Centro Histórico de Garopaba possui segredos que datam do século XIX época em que era uma Armação Baleeira. Um museu a céu aberto e que nos brinda com histórias por todos os lados; seja por suas cadas, a Praça 21 de Abril ou a Igreja São Joaquim. O lugar mantém viva a cultura de Garopaba.

E falar sobre o Centro Histórico também é falar sobre a Colônia de Pescadores, afinal está tudo entrelaçado nesta linha do tempo.

Como tatuagem no corpo, toda a Colônia apresenta a sigla Z12 estampada, Zona Litorânea que representa Garopaba. Você verá a sigla nas embarcações, restaurantes ou comércios. Aproveite para comprar um peixe fresco direto com os pescadores e mostre seus dotes culinários.

Desde 1525, Garopaba é citada como ponto para embarcações, mas os primeiros registros da cidade, como fundação da armação baleeira, são datados de 1793. A armação baleeira foi o sustento de muitas famílias até 1839. Era aqui que ocorria a caça aos maiores mamíferos do planeta e a extração do óleo, fosse para consumo próprio ou para comercialização e distribuição.

Neste texto, a gente conta mais mais sobre o Centro Histórico de Garopaba.


Escadaria da Igreja São Joaquim com a paróquia ao fundo.
Igreja São Joaquim é um dos atrativos culturais de Garopaba e a primeira construção da cidade.

Dica 03 - Igreja São Joaquim

Ao final do Centro Histórico, está a Igreja São Joaquim. Ela é a primeira construção da cidade, junto com a casa de abrigava os marinheiros que por aqui descansavam. Ela é um dos exemplos da arquitetura religiosa com influência portuguesa. Sua inspiração veio da Igreja Nossa Senhora das Graças em Olinda e foi construída no século XVIII.

Em 1998 ela foi tombada como patrimônio estadual pela Fundação Catarinense de Cultura. Em sua construção foi utilizada borra do óleo de baleias, resquícios que ficaram de um tempo remoto. Localizada de frente para a Praça 21 de Abril e com visão total da Praia Central de Garopaba, ali você pode vislumbrar o pôr-do-sol mais lindo da região. Para quem gosta de contemplar a natureza e ter momentos contemplação, essa é uma melhor opção.


Pessoa na trilha com praia ao fundo.
Trilhas interligam muitas praias e é opção para quem quer férias diferente.

Dica 04 - Aventura

Se você gosta de se aventurar e explorar novos lugares, Garopaba possui diversas trilhas que interligam as suas praias. Aqui, falaremos das três principais, duas delas estão nas praias da região e a outra em meio a mata e com visão geral de Garopaba. Vamos lá?


Trilha da Caranha: Ela interliga a Praia da Barra (ao lado da Praia da Ferrugem) até a Praia do Ouvidor. São 35min de caminhada de dificuldade mediana. Com um visual incrível e de frente para o oceano, é possível contemplar as Dunas do Ouvidor. Seguindo por ela, pode-se chegar na Praia Vermelha e no Canto Norte da Praia do Rosa


Trilha do Casqueiro: Ela liga as Praias da Vigia e Silveira em um percurso de aproximadamente 1h30min e costeando o litoral. Durante a trilha, é possível ver um relógio feito de pedras. Sua dificuldade é entre médio e difícil e em alguns pontos é preciso caminhar em meio a mata fechada. Um a aventura única e com um visual incrível.


Trilha da Pedra Branca: São 2,2km de trilha em meio a mata e com subida. Ela tem um tempo estimado de 2h a 3h, com dificuldade mais alta e é preciso total atenção do trilheiro. O visual no final compensa, pois é possível contemplar toda a Garopaba. Aproveite para tomar um bom banho de cascata ao final da trilha


ATENÇÃO! Se optar por fazer uma trilha, contrate um Guia Autorizado. Fale com o pessoal do Ao Sul Natural que eles vão te atender com o maior carinho.


Prato elaborado com ovo, feijão e mix de folhas.
Sabor para todos os gostos, Garopaba conta com vasta opção gastronômica para receber seus turistas.

Dica 05 - Gastronomia

Garopaba conta com as melhores opções gastronômicas para quem gosta da boa mesa. De bares com shows ao vivo, ao pastelão gigante, você vai saborear cada um deles momento. Tem opção para todos os gostos.

HHHHMMMMM!!!! só de pensar já deu vontade. 😋

Para finalizar, uma caminhada de noite pela orla de Garopaba. Totalmente iluminada, você vai relaxar ao som do mar e o cheirinho da maresia. O charme e a tranquilidade vão te abraçar em sua estadia.

Gostou do texto? Como somos muito legais, vamos dar um bônus, no vídeo abaixo você tem mais 10 motivos para conhecer Garopaba. Aproveite e assine o nosso canal no YouTube. Um Abraço.


124 visualizações
bottom of page