top of page

Conheça as Praias de Garopaba


Placa com a identificação de todas as praias de Garopaba e pontos de referência.
Explore as praias de Garopaba

O município, no litoral sul catarinenses, possui nove praias paradisíacas, com belezas naturais de tirar o fôlego e que são um convite para serem exploradas nas férias.

Garopaba tem toda uma infraestrutura que os turistas esperam para suas férias. Praias maravilhosas, natureza, as melhores hospedagens e uma gastronomia saborosa. Entre os atrativos da região, está a possibilidade de explorar as trilhas que interligam as praias, bem como a prática de esportes.

Em sua alta temporada, Garopaba chega a receber mais de 100 mil turistas. Estes aproveitam o período do verão para conhecer os 25km de costa litorânea e entre um descanso e outro, usufruir das diversas possibilidades da região. Cada praia possui características marcantes e recepcionam famílias que querem tranquilidade até surfistas em busca da onda perfeita.

Mas quais são essas praias e seus atrativos? Tire um tempo e conheça as nove praias de Garopaba. E ainda tem uma praia de bônus Agora é ler cada uma delas e se aventurar nas próximas férias.


1 - Praia da Gamboa

Imagem do Mirante da Baleia na Praia da Gamboa em Garopaba
Mirante da Baleia | Praia da Gamboa

Uma praia tão ligada à natureza que você encontra o Mirante da Baleia, local onde pode ser contemplada toda a extensão da Praia da Gamboa. O mirante, possui outras duas finalidades:

1 - entre maio e junho, os pescadores da região utilizam para vigiar os cardumes durante a Pesca da Tainha;

2 - entre Junho e Novembro a equipe do Instituto Australis e o ProFranca - Projeto Franca Austral realiza o monitoramento das baleias francas que vêm até o local para a amamentação dos filhotes.

E se a sua opção é gastronomia, a Gamboa possui restaurantes de qualidade, para atender seus visitantes durante o período. Se você vai viajar com toda a família e procura por uma praia mais tranquila, essa é a opção ideal.


Ebook Grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba

2 - Praia do Siriú

Placa nas Dunas do Siriú, uma das praias de Garopaba.
Dunas do Siriú | Praia do Siriú

São 10,3km de praia, a maior de Garopaba e vão te deixar de queixo caído. Seu maior diferencial são as famosas Dunas do Siriúd, que chegam a quase 40m de altura. Elas são perfeitas para os adeptos de sandboard, as Dunas do Siriú são perfeitas para a prática deste esporte. Para aqueles que estão com a família, o lugar é uma ótima opção para ser visitada.

A beira da praia também é uma excelente escolha para quem quer fugir do agito da Praia Central. Sua grande extensão possibilita levar toda a família para aproveitar o dia.



3 - Praia Central de Garopaba

Vista da Praia Central de Garopaba, com turistas no deck aproveitando o dia de sol. Ao fundo a Igreja de São Joaquim.
Praia Central de Garopaba

Como o nome já diz, esta praia fica localizada bem no centro de Garopaba, e é totalmente urbanizada. Ali você encontra o melhor da gastronomia local e entre uma compra e outra, pode contemplar a sua magnífica orla. Com águas mais calmas, ela é ótima para quem está com crianças ou pessoas de mais idade. Mais ao sul, você pode passear É por ali também que você pode passear pelo Centro Histórico de Garopaba e contemplar o pôr do sol na Igreja São Joaquim.

Uma ótima dica é comprar o peixe fresco direto dos pescadores, um lugar único que une história, urbanidade e natureza.



4 - Praia da Preguiça


Banhistas aproveitam a pequena Praia da Preguiça de Garopaba em um dia de sol e céu azul.
A Praia da Preguiça é uma praia pequena e escondida em Garopaba.

Uma pequena praia escondida entre a Praia Central e a Praia da Vigia. Ao chegar na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, existe uma trilha que leva até a Praia da Preguiça, o local possui mar calmo e com águas cristalinas. Atenção, por ter acesso um pouco difícil, é preciso cuidado por parte de quem vai explorar o local.



5 - Praia da Vigia

Placa na Praia da Vigia com o visual da menor praia de Garopaba.
Praia da Vigia

Uma das menores praias, a Vigia possui 100m de extensão em meio a diversas casas e uma visão incrível da Praia Central. No seu lado sul, começa a Trilha do Casqueiro, que liga a Praia da Vigia e a Praia do Silveira. Para quem pratica mergulho, essa praia é a melhor opção, pois possui águas calmas e limpas. Por ser mais tranquila ela é muito procurada por famílias e casais.



6 - Praia do Silveira

Areias da Praia do Silveira e ao fundo os morros do Canto Sul da Praia.
Areias da Praia do Silveira.

Considerada a melhor praia para a prática de surf, a Praia do Silveira possui 1.6km de extensão de ondas perfeitas e areia fofa. Devido a sua grande rebentação, ela é pouco indicada para crianças, vale explorar para contemplar suas belezas naturais.

Se a ideia é se aventurar, ela também pode ser acessada pela Trilha do Casqueiro que leva até a Praia da Vigia.


Ebook Grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba

7 - Praia da Ferrugem

Placa de identificação da Praia da Ferrugem e ao fundo casa dos Guarda-Vidas e a vegetação da região.
Praia da Ferrugem

A praia mais conhecida de Garopaba, ela conta com uma estrutura voltada para receber seus turistas de dia e de noite. Com 1.5km de extensão, ela é escolhida por muitos turistas devido a sua versatilidade, seja para a prática de surf ou para aproveitar a com a família. No centro você encontra opções gastronômicas e opções noturnas.

No lado Sul, encontra-se o Morro do Índio, um sambaqui de preservação histórica e que guarda segredos do povo Mbya Guarani que aqui viveram.


8 - Praia da Barra

Praia da Barra vista do alto do Morro do Índio em Garopaba.
Vista da Praia da Barra

Ao lado da Praia da Ferrugem, tem a Praia da Barra que é separada de sua vizinha pelo canal da Lagoa Encantada. Essa praia é muito escolhida por famílias que buscam tranquilidade e a prática de esportes como stand up paddle pela lagoa.

É na Praia da Barra que começa a Trilha da Caranha, uma das mais conhecidas e que liga até a Praia do Ouvidor. Em sua estrutura estão casas que fazem parte de um pequeno condomínio.



9 - Praia do Ouvidor

Pessoa na trilha da Praia do Ouvdor em Garopaba. com a praia e a vegetação ao fundo.
Trilha da Caranha | Praia do Ouvidor

Essa praia é a preferida pelos moradores da região. Ela tem poucos acessos e é quase intocada, recebendo os mais distintos visitantes. De famílias a casais, esta praia de 750m de extensão é perfeita para passar o dia com tranquilidade. Para os aventureiros, ela possui trilhas que interligam a outras praias tanto no canto Norte, quanto no Sul. Ao norte a Trilha da Caranha leva até a Praia da Barra e ao sul, a trilha vai até a Praia Vermelha.

Por ter ondulações leves a média, a Praia do Ouvidor é muito procurada por quem quer aprender a surfar.



10 - Praia Vermelha

Vista da Praia Vermelha ao chegar da trilha, única praia que não é em Garopaba.
Acesso a Praia Vermelha pelo Canto Norte

Ela não faz parte de Garopaba, mas de Imbituba e é uma das mais queridas para quem quer explorar a região. Próxima da Praia do Rosa, a Praia Vermelha é quase intocada e possui grande área de preservação. Sua extensão é de 480m e seu acesso é apenas pelas trilhas no lado Norte e Sul. Pelo Norte ela leva até a Praia do Ouvidor e pelo Sul, a Praia do Rosa, essa última com um dos visuais mais maravilhosos que você pode contemplar.


Ebook Grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba

Gostou de alguma dessas praias e trilhas? Qual delas você já visitou e qual ainda falta conhecer?

Se você quer conhecer mais da região por meio das trilhas que interligam essas praias, sigas as dicas abaixo:


1 - Contrate um condutor ou guia de turismo credenciado;

2 - Use roupas confortáveis;

3 - Leve protetor solar;

4 - Leve água e comida para paradas estratégicas;

5 - Tenha cuidado com os animais silvestres.


Quer reservar a sua estadia? Então fale com a nossa Central de Reservas ou escolha uma das nossas propriedades no sistema de reservas abaixo.

bottom of page