top of page

Aventure-se na Trilha da Pedra Branca em Garopaba


Placa de identificação da Trilha da Pedra Branca com os dizeres: Não leve nada,além de saudades. Não deixe nada, além de pegadas.
Trilha da Pedra Branca tem 2,2 km de extensão e está há 7 km distante de Garopaba.
Esta trilha vai proporcionar uma experiência única, que vai levar você a 273 metros de altitude e você irá contemplar uma vista incrível de Garopaba e região.

Diferente da Trilha da Caranha e da Trilha do Casqueiro, a Trilha da Pedra Branca não interliga duas praias. Com 2,2 km de distância, sempre morro acima, a trilha leva 3 horas para ser percorrida em ida e volta. Seu grau de dificuldade é considerado entre médio e difícil. Além de íngreme, o trajeto passa por mata fechada, campo aberto e áreas escorregadias.

Já no começo dessa aventura, você pode visitar uma serraria movida a água, atração à parte da trilha. A Trilha da Pedra Branca fica distante 5 km do litoral de Garopaba e seu acesso começa na SC-434. Para facilitar o acesso a trilha, utilize o código a seguir no seu GPS ou sistema de navegação: -28.0498609163459, -48.665751609520036.

Adentrando a mata, você já encontra uma cachoeira e pode aproveitar um delicioso banho em águas naturais no início ou final da caminhada. O topo da Pedra Branca é frequentado pelos praticantes de rapel e é possível ver as chapeletas e chumbadores instalados na pedra. No mirante, ao final da trilha, é possível vislumbrar uma paisagem que começa na Praia de Garopaba e se estende até a Praia do Rosa.

Algumas dicas importantes antes de fazer a trilha. Primeiro, use protetor solar, pois parte da trilha é em espaço aberto e sem sombras. Segunda dica importante, use calçado fechado, preferencialmente tênis antiderrapante, alguns pontos podem ser escorregadios. Última dica é ter muito cuidado pelo caminho, por ser natureza, pode ter cobras e outros animais. Evite se aproximar ou tocar neles.

O que levar?

Vai fazer a trilha? Não esqueça de levar estes itens imprescindíveis para aproveitar essa aventura. Faça o seu checklist:

  • Tênis fechado e antiderrapante;

  • Filtro Solar;

  • Frutas (um lanche para repor as energias);

  • Água;

  • Mochila (para levar os itens;

  • Toalha (afinal você vai querer tomar banho de mar);

  • Repelente (sim, tem inseto e mosquito).


Telefones úteis:

  • Polícia Militar - 190

  • Emergências SAMU - 192

  • Bombeiros - 193

  • Policlínica Garopaba* - 48 3254 8103

* A policlínica da cidade de Garopaba possui soro para o atendimento de acidentes com cobras.


Ebook grátis 05 motivos para conhecer Garopaba

ATENÇÃO! Antes de se aventurar na trilha, contrate um guia de turismo autorizado, ele apresentará todas as informações da trilha e será responsável pelo grupo em caso de acidentes. Contate o pessoal da Ao Sul Natural que eles vão auxiliar você em seu passeio.

bottom of page