top of page

05 praias para conhecer além da Praia do Rosa


Imagem da Praia do Rosa vista do lado sul e que mostra um plano geral da praia com seus turistas.
A Praia do Rosa é destino de muitos turitas que viajam ao litoral sul de Santa Catarina.
Praias como Ouvidor, Vermelha, Luz e Barra do Ibiraquera possuem atrativos para todos os gostos e que conquistam os seus visitantes durante o ano todo.

A Praia do Rosa com certeza é um dos destinos mais procurados pelos turistas que viajam ao litoral sul de Santa Catarina. Um destino paradisíaco, essa praia foi eleita um dos “7 paraísos escondidos no mundo” pelo jornal inglês The Guardian. E não só isso, a praia faz parte do Clube das Trinta Baías Mais Belas do Mundo, que tem a chancela da UNESCO e é considerada uma das “dez baías mais bonitas do Brasil”. Ela também chama atenção por suas diversas opções gastronômicas e de entretenimento noturno.

Atrativos a parte, a Praia do Rosa não se restringe a apenas a Praia do Rosa. Aliás, ela faz parte do município de Imbituba e este possui nove praias para receber seus turistas o ano todo. Cada praia possui características próprias e diversos atrativos que recontam a época da armação baleeira do século XVIII e a conexão com a natureza.

Por isso, este texto vai abordar as 05 praias para conhecer além da Praia do Rosa.

Vamos lá.


Praia do Ouvidor

Mais ao norte da Praia do Rosa, está a Praia do Ouvidor. Ela faz parte do município de Garopaba e é a preferida dos moradores da região. Com poucos acessos, ela é quase intocada e recebe os mais distintos visitantes, de famílias a casais. A Praia do Ouvidor tem 750m de extensão e é perfeita para passar o dia com tranquilidade. Para os aventureiros, ela possui trilhas que interligam a outras praias tanto no canto Norte, quanto no Sul. Ao norte a Trilha da Caranha leva até a Praia da Barra e a Praia da Ferrugem, já ao sul, a trilha vai até a Praia Vermelha.

Segundo os moradores, o Ouvidor tem este nome devido ao seu formato de ouvido. No Canto Norte é possível ver uma oficina lítica nas pedras e um riozinho raso, perfeito para as crianças brincarem em segurança. Já no canto Sul, é possível observar um olho d’água (nascente de água doce) bem próximo ao início do costão.

Por ter ondulações leves a média, a Praia do Ouvidor é muito procurada por quem quer aprender a surfar.


Praia Vermelha

Bem ao lado da Praia do Rosa, a Praia Vermelha é intocada e possui uma grande área de preservação. O acesso para essa praia é apenas por trilha, que começa no Canto Norte da Praia do Rosa. Antes de começar a trilha, tome um banho nas piscinas naturais do Canto Norte. Você vai adorar.

Com uma extensão de 480m, a Praia Vermelha serve de ponto de observação dos pescadores na época da Pesca da Tainha (período entre maio e julho). A trilha de acesso possui dificuldade leve, mas é preciso cuidado, pois alguns trechos possuem pedras escorregadias. Se for passar o dia, leve comida e bebida, pois não existem comércios e nem ambulantes no local.

Antes de fazer a trilha, não esqueça dos seguintes itens:

  • Chapéu;

  • Protetor Solar;

  • Roupas Confortáveis;

  • Tênis ou calçados fechados;


Praia do Luz

No outro extremo da Praia do Rosa, no Canto Sul, você tem a trilha de acesso a Praia do Luz. Ela tem 2,5 km de distância e parte dela é uma propriedade privada. Os trilheiros e turistas tem permissão para passarem, mas seja consciente e preserve o meio ambiente. E não afugente os animais, eles fazem parte do lugar.

A Praia do Luz é pequena de extensão, mas possui uma grande faixa de areia. O local tem poucas opções de comércio na beira da praia. Por ser mais calma, com mar tranquilo e poucas ondulações, ela acaba sendo muito procurada pelos moradores da região. Durante o inverno, é um excelente local para observação da Baleia Franca e também da Ilha do Batuta.


Barra da Ibiraquera

A Barra da Ibiraquera está ao lado da Praia do Luz e mais ao sul da Praia do Rosa. Essa praia está há 13 km de distância do centro de Imbituba. Ela é uma das melhores praias para os praticantes de stand up paddle. Como a região é propícia para os ventos, ela também é perfeita para a prática de kitesurf e windsurf.

A Lagoa da Ibiraquera é outro ponto muito procurado por famílias que priorizam águas tranquilas e quentes. A Barra da Ibiraquera é ótima para quem quer aprender a praticar esportes aquáticos, seu lugar é tranquilo e durante o verão tem estrutura de bares, restaurantes e quiosques.


Praia do Porto de Imbituba

A Praia do Porto de Imbituba tem este nome, pois em seu Canto Sul está o Porto de Imbituba, que recebe grandes embarcações para o transporte de cargas. Seus molhes são utilizados pelos pescadores locais para a pesca. Esta região, serviu como sede da IV Armação da Pesca da Baleia do Brasil, inaugurada em 1796.

Nessa época, as baleias eram caçadas no mar e rebocadas até o litoral para extração do óleo. O óleo servia para iluminação pública e também na argamassa para a construção de prédios e fortalezas da época. Atualmente, o Barracão da Baleia, local aonde era extraído o óleo, foi restaurado e tombado e tornou-se sede do Museu da Baleia. Além de recontar a história da época da Armação Baleeira, o museu tem o objetivo de conscientizar os turistas sobre a migração da Baleia Franca ao litoral de Santa Catarina.


Conclusão

Agora que apresentamos essas praias para você, é hora de conhecer elas ao vivo. Se você já visitou a Praia do Rosa e busca alternativas para as suas férias, estes outros destinos vão conquistar você e contam com um charme todo especial. Enquanto algumas dessas praias recontam as histórias da época da armação baleeira, outras conquistam por sua natureza quase intocada e pela tranquilidade. Opções não faltam e além de aproveitar ao máximo a Praia do Rosa, você poderá ampliar as possibilidades na sua viagem.

Faça sua reserva e aproveite ao máximo o litoral de Santa Catarina.


Comentarios


bottom of page