top of page

O que fazer na Praia do Rosa?


Beira da Praia do Rosa com os turistas, diversos guarda-sóis e cadeiras de praia.
A Praia do Rosa fica no litoral sul de Santa Catarina e é um dos destinos mais paradisíacas do Brasil.
Viajar para o Rosa é magia e conexão com a natureza, mas sempre surge aquela pergunta: O que fazer na Praia do Rosa?

Uma das praias mais queridas do litoral sul de Santa Catarina, a Praia do Rosa recebe turistas de todas as partes do mundo. Com uma beleza única e um paraíso ecológico, essa praia foi eleita um dos “7 paraísos escondidos no mundo” pelo jornal inglês The Guardian. E não só isso, a praia faz parte do Clube das Trinta Baías Mais Belas do Mundo, que tem a chancela da UNESCO e é considerada uma das “dez baías mais bonitas do Brasil”.

Os primeiros turistas que chegaram na Praia do Rosa nos anos 1970 eram formados por hippies e surfistas. Atualmente, a praia recebe todos os tipos de públicos, desde grupo de amigos em busca de festa a famílias que priorizam o descanso. O Rosa, como também é chamado, possui atrativos o ano todo para atender visitantes e moradores.

Algumas curiosidades, o Rosa é formado por uma praia de apenas 7 km de extensão, cercada de morros, lagoas e muita mata nativa. Aliás, a maior parte da beira da praia é de preservação ambiental, e portanto, não possui construções. Quem vem para este local já sabe, precisa atravessar trilhas na mata para chegar na beira da praia. Outra opção é ir de carro até o Canto Sul, área mais urbanizada da praia.

Se você não conhece este pequeno paraíso em Santa Catarina e está pensando nele como seu próximo destino, deve estar pensando: O que fazer na Praia do Rosa?

Como falamos anteriormente, ela conta com atrativos o ano todo, e este texto vai trazer os motivos para conhecer a Praia do Rosa.


O Nome

A Praia do Rosa não tinha este nome, anteriormente ela se chamava Praia do Porto Novo, devido ao pequeno porto de canoas artesanais, presentes até hoje. Foi na década de 70 e com a chegada dos primeiros turistas que a praia começou a ganhar sua denominação. O nome, surgiu como uma homanegam ao Sr. Dorvalino Manoel Bernardino, também conhecido como Dorvalino da Rosa. O morador, recebia estes turistas e os hospedava em seu antigo engenho de farinha. Legal, né?


Esportes Aquáticos

Surf, Windsurf e Kitesurf são alguns dos esportes que você pode praticar na Praia do Rosa ou na Barra da Lagoa da Ibiraquera. Com características geográficas propícias, a Praia do Rosa forma ondas perfeitas independente do vento e do período do ano. Por isso, uma grande parte dos turistas procuram a praia para praticar esportes.

Já na Barra da Lagoa da Ibiraquera, que está há 3km ao sul do Rosa, as águas são mais calmas e com pouca profundidade, e é perfeita para a prática de Stand Up Paddle e Windsurf.


Baleias

Não são apenas os turistas que visitam a Praia do Rosa, as baleias também marcam presença neste paraíso e são um show à parte. Anualmente elas vêm da Ilha da Geórgia do Sul e da Península Antártica até o litoral catarinense. Os cetáceos migram para a nossa região com o objetivo de procriar e amamentar seus filhotes. Por isso que este local é chamado de Berçário da Baleia Franca. Enquanto elas passeiam pelas praias, os turistas podem acompanhar os maiores mamíferos do mundo e se encantar com sua beleza.

Aqui você pode ler um texto completo sobre a visitação das baleias francas.

E se você quiser avistar as baleias, entre em contato com o pessoal do Ao Sul Natural, eles terão prazer em atender você.

Fotos Reprodução / Instituto Australis


Trilhas

Que se aventurar e conhecer lugares novos? Então o Rosa é o destino certo para isso, são diversas opções de trilhas para você conhecer. Vamos listar algumas delas:

Trilha do Caminho do Rei: Famosa por ter sido um caminho por onde D. João VI percorreu ao visitar a região. Ela tem 6 km de distância e é possível tomar banho em cachoeiras e piscinas naturais.

Trilha do Mudo: Esta trilha começa no Canto Sul da Praia do Rosa e vai até a Praia do Luz e Barra do Ibiraquera. O visual é incrível e você pode contemplar ambas as praias do ponto mais alto.

Trilha da Praia Vermelha: No outro extremo, no Canto Norte da Praia do Rosa, está a Trilha da Praia Vermelha. De natureza exuberante, ela começa pelas famosas piscinas naturais do Rosa e você contorna toda a costa até chegar na Praia Vermelha.


Aventura

Seja um trail run pelas trilhas da região, ou por um percurso de bike, os amantes da aventura vão se apaixonar pelos caminhos do Rosa. As paisagens são lindas e os trajetos possuem diferentes tipos de modalidades e dificuldades. Tradicionalmente o Rosa é sede do Bike Marathon, realizado todos os anos no mês de outubro. Vamos encarar?

Centrinho

Com as melhores opções gastronômicas, lojas de marcas e entretenimento noturno, o "centrinho do Rosa", é ponto de encontro dos turistas. Tem menu para todos os gostos, do krep ao sushi, você vai ficar com água na boca. E mais, muitos destes restaurantes ficam abertos o ano todo.

Agora você já sabe o que fazer na Praia do Rosa. Não tem erro, este pequeno paraíso é um destino cheio de magia e natureza para suas férias. Um lugar maravilhoso que abraça todos os gostos e públicos. Você pode desfrutar das melhores opções gastronômicas, entretenimento e conexão com a natureza.

Quer curtir o Rosa e se hospedar bem no “centrinho”, então você precisa conhecer a Pousada Halliny do Rosa.

Vem pro Rosa!

bottom of page