top of page

Começa a temporada das baleias francas


Baleia franca se exibindo nas praias do litoral sul de Santa Catarina.
O avistamento das baleias francas é o grande chamariz no inverno nas praias de Santa Catarinenses
Julho começa a temporada das Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina. Até novembro elas amamentam seus filhotes e passeiam pela costa do litoral catarinense.

Um dos motivos para viajar ao litoral catarinense no inverno é a possibilidade de avistar as Baleias Francas. Anualmente, os cetáceos migram para a nossa região com o objetivo de procriar e amamentar seus filhotes. Enquanto elas passam pelas praias, os turistas podem acompanhar e se encantar.

Em 2021 o Instituto Australis - ProFranca registrou a presença de 120 baleias na região. Todo o monitoramnto é anualmente realizado por meio aéreo ou terrestre. O instituto faz o acompanhamento desde o cabo de Santa Marta em Laguna e vai até a Praia da Pinheira, em Palhoça. Mesmo com o auge do avistamento em setembro, o dia 31 de julho é celebrado o Dia da Baleia Franca e o início da temporada.


Máe e filhote de baleia franca nas águas do mar.
Baleia e filhote na costa de Santa Catarina. - Foto: Instituto Australis / ProFRANCA

Mirante da Baleia - Praia da Gamboa

A Praia da Gamboa é uma enseada e tem 1,5km de extensão e está localizada a 15km de distância da Praia Central de Garopaba. O local é perfeito para o avistamento das baleias francas. É ali, que você pode ir no Mirante da Baleia, que foi construído para que turistas e equipes de monitoramento acompanhem os mamíferos.


Mirante da baleia franca localizada na Praia da Gamboa em Garopaba.
Mirante da Baleia, Praia da Gamboa

Quer saber como encontrar as baleias? Então acesse este link, nele você encontra um mapa, atualizado diariamente, com os locais onde as baleias foram vistas.

E se você quer aproveitar o inverno e acompanhar as baleias, escolha aqui a propriedade que mais combina com o seu estilo.

bottom of page