top of page

Pesca da Tainha - Patrimônio Cultural de Santa Catarina


Barco pesqueiro escrito Garopeiro 1, na praça de Garopaba e o mar ao fundo.
Pesca da Tainha ocorre entre os dias 01 de maio e 31 de julho

Quem visita o litoral de Santa Catarina no inverno, se depara com um cenário muito diferente do que no verão. Com barcos em todas as praias e os barracões abertos, é o momento da Pesca da Tainha, considerada Patrimônio Cultural do Estado. Os pescadores ficam de prontidão monitorando as águas e preparando tudo para o “lanço”.

A Pesca da Tainha começa no dia 01 de maio e vai até o dia 31 de julho. Durante estes dias novas regras devem ser seguidas nas praias, principalmente entre surfistas e pescadores. As estratégias de divisão das praias visam um acordo e uma boa relação entre todos. Abaixo você confere como ficam as principais praias de Garopaba e Praia do Rosa.

Fechadas para Surfe: Praia da Gamboa, Praia do Siriú, Praia da Vigia, Praia Central e Praia da Barra

Sistema de Bandeiras*: Praia do Silveira e Praia do Ouvidor

Praia da Ferrugem: permitida a prática do surfe no Canto Norte, com limite de Bandeira Vermelha situada a 250 (duzentos e cinqüenta metros) ao Sul, deste limite para o Sul não é permitida a prática do surfe.

Praia do Rosa:

  • Rosa Norte - Surfe liberado da Pedra do Machado (Posto de Salva Vidas do Rosa Norte) até o canto norte da Praia.

  • Rosa Sul - Exclusivo para Pesca da Pedra do Machado (Posto de Salva Vidas do Rosa Norte) até o Canto Sul da Praia.

  • Porto Novo - Exclusivo para pesca.


Ebook Grátis: 05 motivos para conhecer Garopaba

* Quando houver bandeira vermelha hasteada significa que está proibida a prática de surf e quando não houver bandeira, está permitida.

Aproveite a praia, mas com responsabilidade. E se estiver na praia e ajudar os pescadores, pode ganhar um peixe fresquinho. Já pensou?

bottom of page