top of page

Qual é a melhor época para visitar Garopaba?


Pôr do sol na Praia da Ferrugem, com tons laranjas e o horizonte ao fundo.
O magnífico pôr do sol na Praia da Ferrugem.
Garopaba é uma praia versátil, durante o verão ela atrai até 150 mil turistas, mas será que esta é a melhor época para visitar este destino paradisíaco?

Se você busca um destino paradisíaco para suas próximas férias, Garopaba pode ser a melhor escolha. Com nove praias paradisíacas, trilhas em meio a natureza, um ambiente tranquilo e cidade acolhedora, Garopaba tem tudo o que você precisa para o seu descanso. Mas com tantos atrativos e possibilidades, qual a melhor época do ano para viajar para este local? E a resposta é: depende do que você busca para sua viagem.

Por ser praia, é óbvio que o verão acaba sendo o período mais procurado pelos turistas, afinal são quase 150 mil pessoas turistas só nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O que não contam é que existem os prós e contras de viajar neste período. Além disso, o ano novo e o carnaval são os períodos de maior público, muitos deles jovens em busca de festa, o que não ajuda quando o assunto é tranquilidade.

Indo na contramão, viajar no inverno, pode ser muito prazeroso para quem busca paz e sossego. Garopaba é perfeita para visitar o ano todo e este texto vai te ajudar a encontrar a melhor época para viajar e porque. Vamos listar aqui cada uma das datas, as vantagens e desvantagens, mas a escolha, é e sempre será sua.

Então, vamos responder a pergunta: qual o melhor época para visitar Garopaba?


Ebook grátis 05 motivos para conhecer Garopaba

Ano Novo

O Ano Novo é um período de alta procura, desde famílias até grupos de amigos em busca de festa e confraternização. O clima mais quente e com as águas cristalinas, é um convite para o banho de mar e a prática de esportes. Os dias de sol são um convite para deitar na areia, relaxar, surfar,contemplar a imensidão do mar e explorar as trilhas de Garopaba.

Só que o período de ano novo atrai muitos turistas e com lotação máxima nos hotéis e pousadas, é preciso programar sua estadia com antecedência. Com a alta demanda é normal encarar filas nos restaurantes, comércios e mercados.Transitar entre as praias torna-se bem mais demorado, principalmente nos horários de pico e é difícil encontrar vaga de estacionamento. O ideal é escolher uma praia, chegar cedo e passar o dia.

Vantagens

Desvantagens

​Clima quente e água cristalina

​Alta concentração de pessoas

​Perfeito para banho de mar e esportes

​Filas e espera em comércios, restaurantes e mercados

​Excelente para confraternização e festas

Necessáro programar a estadia com antecedência

Janeiro / Fevereiro

Um período muito procurado pelos turistas vindos da Argentina, Uruguai e quem tem férias além do recesso de fim de ano. As praias já não estão lotadas e é possível aproveitar um pouco dos ambientes com mais tranquilidade. Mesmo com menor público, o trânsito ainda é difícil entre as praias. O melhor é escolher uma praia e explorar ela ao máximo.

Não sabe qual praia ir? Aqui tem um texto com às 09 praias de Garopaba.

Vantagens

Desvantagens

​Clima quente e água cristalina

A concentração de pessoas diminui, mas ainda é alta.

Perfeito para banho de mar e esportes

Trânsito difícil entre as praias

Propício para famílias e grupo de amigos

É possível encarar filas em comércios, restaurantes e mercados.

Carnaval

Data de alta demanda e muito procurada por grupo de jovens que querem aproveitar as festas de Carnaval. É fundamental que você programe a sua estadia, pois os hotéis e pousadas encontram-se lotados. Um dos destinos mais procurados pelo público e de maior concentração é na Praia da Ferrugem,.

Se o que você busca é tranquilidade, talvez esta não seja a melhor escolha. Se o que você busca é festa e confraternização, é o período ideal e não faltarão oportunidades. Assim como no ano novo o trânsito fica mais difícil, principalmente em horário de pico. O indicado é escolher uma praia e explorar ela ao máximo.

Vantagens

Desvantagens

​Clima quente e água cristalina

Alta concentração de pessoas nas praias.

​Perfeito para banhos de mar e esportes

Necessáro programar a estadia com antecedência

​Período ideal para aproveitar as festas de Carnaval

Filas em comércios, restaurantes e mercados.

Outono

Com águas mais quentes e temperaturas agradáveis, o outono é excelente para quem busca calma e tranquilidade. Com menos turistas, é possível desfrutar o melhor da gastronomia local sem enfrentar filas e o trânsito entre as praias é mais fácil. Para os adeptos de esportes de aventura, essa data é muito procurada para a prática de trilhas e esportes aquáticos.

Dependendo, o Outono pode trazer mais que o normal e principalmente se comparado com o verão. Serviços na beira da praia são encerrados e fica mais difícil comprar o lanche na beira do mar. Alguns restaurantes também encerram suas atividades, o que limita as opções para os turistas.

Se você quer saber mais, montamos um texto exclusivo, com os 05 motivos para curtir a praia no outono.

​​Vantagens

Desvantagens

Clima mais ameno e águas mais quentes

Maior incidência de chuvas em comparação com o verão.

Perfeito para banhos de mar e esportes

As opções gastronômicas diminuem.

​Perfeito para quem busca paz e tranquilidade.

Os serviços de ambulantes na beira da praia são encerrados.

Inverno

Um dos grandes destaques do inverno é o charme que a praia proporciona. Você tem o nascer do sol mais lindo, com seus tons alaranjados e temperatura mais branda. Pode parecer uma data sem atrativos, mas é muito procurada por quem busca justamente os momentos de paz, tranquilidade e contemplação. É no inverno que ocorre a chegada das baleias francas e também a Pesca da Tainha, patrimônio cultural de Santa Catarina.

Inverno é inverno, seja na cidade ou na praia. Por isso o frio é uma grande desvantagem. Por mais que não tenha tanta chuva, a beira da praia sofre com o vento. A água do mar também não se torna muito atrativa, apesar de ser muito procurada pelos surfistas.

Aproveite e agende um passeio com avistamento de baleias, converse com os nossos parceiros do Ao Sul Natural, eles vão atender você com todo o carinho.

E escrevemos um texto exclusivo sobre a temporada das baleias francas.

​​Vantagens

​​Desvantagens

​Perfeito para quem busca paz, tranquilidade e contemplação.

Clima frio

​Chegada das Baleias Francas

Mais vento na beira da praia

​Nascer do sol e pôr do sol maravilhosos.

Pouco propício para banhos de mar


Primavera

A primavera é uma época ótima para quem busca mais tranquilidade e temperaturas agradáveis. É a época em que a cores da natureza começam a aparecer e você pode se aventurar nas diversas trilhas da região. Com quatro feriados, é uma ótima opção para quem busca viagens rápidas e cheia de atrativos. Você pode transitar entre as praias com mais tranquilidade e os restaurantes não estão lotados.

Mesmo com temperatura mais agradável, é uma época com maior incidência de chuva. A nossa orientação é que antes de programar a sua viagem, olhar a previsão do tempo. As águas ainda estão frias e por isso são poucas atrativas para o banho de mar. Os fortes ventos também podem atrapalhar uma caminhada na beira da praia.

Veja abaixo os quatro feriados da primavera:

  • 07 de setembro - Dia da Independência;

  • 12 de outubro - Nossa senhora de Aparecida

  • 02 de novembro - Dia de Finados

  • 15 de novembro - Proclamação da República

E se você quer saber mais motivos para viajar na primavera, montamos um texto com os 05 motivos para aproveitar a praia na primavera.

​​Vantagens

​​​Desvantagens

​Quatro feriados para você escolher

​Maior incidência de chuvas

​Clima mais agradável para

explorar a região

​Mais vento na beira da praia

​Trânsito fácil e livre entre as praias

Água do mar começa a esquentar, mas ainda fria.

Conclusão

Pronto, agora é hora de planejar a sua viagem e pensar: qual o melhor período para você aproveitar Garopaba. É uma cidade que conta com atrativos o ano todo e que vão muito além da praia. O verão, data mais procurada, pode parecer a época ideal, mas com sua alta demanda, pode atrapalhar para aqueles que buscam tranquilidade. Em contrapartida, o inverno parece uma data pouco provável, mas tem atrativos para quem quer contemplação e conexão com a natureza.

A dica final para quem quer viajar para Garopaba é, antes de tudo, analisar bem quais os objetivos da viagem. Neste texto você viu todas as possibilidades em cada data para não cometer erros. Ao explorar Garopaba, independente da data, vai encontrar as praias mais paradisíacas, de natureza exuberante e que recebe seus visitantes com todo o carinho.

Agora, aproveite que tem todas as informações e programe a sua próxima viagem.

bottom of page