top of page

Como planejar as suas férias?


Placa com as Praias de Garopaba e ao fundo uma família em um banco contemplando o mar azul da Praia Central.
Planeje as suas próximas férias e conheça as belezas de Garopaba.

Fim de ano chegando e com ele as tão sonhadas férias. E vai batendo aquele desejo de viajar e perguntas como: Qual o melhor destino? Quanto tempo vou ficar? Como vou viajar? Quanto posso investir? Independente se você é um viajante iniciante ou corriqueiro, um passo a passo pode ajudar você na sua próxima viagem. Acompanhe a gente e saiba como planejar as suas férias.

Vamos lá?

  1. Faça uma preparação

  2. Estude os melhores destinos

  3. Defina as datas

  4. Escolha o destino final

  5. Pesquise sobre os atrativos (o que fazer?)

  6. Crie uma Planilha de Valores

  7. Adquira o transporte e reserve a estadia


Pessoa contempla as montanhas da serra catarinense em uma estrada de chão e em um dia de sol.
Antes de escolher o destino das suas próximas férias, pense o que deseja do seu próximo destino.

Prepare-se

Tudo começa com uma simples ideia. Surge aquela oportunidade na agenda e com ela o desejo de viajar. E aí vem aquela dúvida: Para onde vou? Óbvio que aqueles que já sabem para aonde querem ir, essa resposta é mais fácil, mas existe uma infinidade de possibilidades e destinos a serem descoberto.

O primeiro passo para quem vai viajar é se preparar psicologicamente para isso. Mais do que o destino, é entender o que vai te mover a sair de casa e descobrir um novo lugar. Crie um checklist com as seguintes perguntas a serem respondidas:

  • Quais aventuras você gostaria de viver?

  • Quais tipos de experiências eu quero com esta viagem?

  • Quero um destino tranquilo ou repleto de festas e agitos?

  • Um lugar com conexão com a natureza ou com urbanidade e tecnologia?

Quanto mais respostas você tiver, mais perto estará do destino ideal para as suas férias. Responda também o tipo de clima que você procura. Existem destinos de neve, verão e locais paradisíacos e envoltos de história. Não adianta você escolher ir para a Patagônia no inverno, se o que você quer é clima quente.


Escolha alguns destinos

Crie uma lista de destinos que tenham as características que você respondeu no checklist acima. Escolha de três a cinco, antes de definir um destino final. Viajar é a fórmula da felicidade, mas depende de vários fatores para o seu sucesso. Se você respondeu as perguntas do checklist, estará mais perto do resultado dessa equação. Mas por que escolher mais de um destino?

Simples, quando falamos de locais turísticos, existem diversos fatores que podem impactar a sua viagem. Você não estará livre de barreiras como: disponibilidade de estadia, valores condizentes ao orçamento, atrações que estejam disponíveis e o clima.

Aliás, o clima é muito determinante na sua viagem, Garopaba é muito procurada no verão, mas também tem um charme encantador no inverno. A Praia do Rosa é pouco procurada no outono, mas o seu clima é próprio para esportes aquáticos e aventurar-se nas trilhas.

Aliás, nós ajudamos você a escolher qual a melhor época para visitar Garopaba.


Mulher ao celular olhando no celular e ao fundo tem a praia e o Morro do Índio da Praia da Ferrugem.
Ao selecionar as datas de sua próxima estadia, comece um planejamento detalhado.

Defina as Datas

Você criou a sua lista de destinos ideias e deve estar se perguntando: Por que escolher primeiro o destino e depois as datas? Locais turísticos tem uma variação de preços, principalmente quando alta temporada. Os valores de uma estadia podem variar inclusive entre os dias de semana e finais de semana. É preciso estudar bem essa questão antes de finalizar uma data.

Se você tem opções, pode jogar o destino e as datas conforme o seu orçamento disponível. E procure acompanhar as tarifas para o período que você quer viajar. Pode surgir aquela promoção certeira para você efetivar a sua reserva ou passagem. Mas não exagere nas opções, três a cinco estão de bom tamanho.



Vista de Garopaba do alto da Igreja São Joaquim com a orla da praia e as montanhas ao fundo.
A beleza de Garopaba vista do alto da Igreja São Joaquim.

Escolha o destino final

Checklist preenchido, opções de destino definidas, datas escolhidas, agora é bater o martelo no destino final. Mas calma que essa é a primeira fase de tudo, pois viajar é experiência e desfrutar ao máximo do local que você escolheu conhecer. Na segunda fase, você vai começar a planejar a sua viagem de maneira mais aprofundada. Os próximos passos vão te ajudar a montar um roteiro de viagem perfeito para a sua viagem.



Image by <a href="https://www.freepik.com/free-photo/tourist-couple-looking-phone-map_9385381.htm#page=5&query=travel%20plan&position=30&from_view=search&track=ais&uuid=3005c48f-146f-4052-8d4a-260361c9ee02">Freepik</a>
Depois de escolher o destino e as datas, comece a pesquisar as atrações e pontos turísticos disponíveis.

Pesquise sobre os atrativos (o que fazer?)

Não tem nada mais motivador do que escolher o que fazer na sua próxima viagem. Mesmo aqueles lugares inóspitos guardam atrativos maravilhosos. Só que você precisa estudar todos eles para não perder nenhuma oportunidade. Então é o momento de pesquisar, pesquisar e pesquisar.

Siga os destinos nas redes sociais, pesquise no Google, avalie as distâncias no Google Maps. Além dos lugares, anote os horários disponíveis e valores a serem pagos nessas diversas atrações. Busque muita referência com quem viajou. Uma pesquisa de hashtags também pode ser muito útil para você inserir no seu plano de viagem.

Crie um documento com todas essas informações da viagem e que esteja acessível para você a qualquer momento que precisar.

Lembre-se! Mudanças podem ocorrer, esteja de braços abertos para elas, pois podem trazer novos destinos que você nem imagina.


Crie uma planilha de valores

Antes de pôr o pé na estrada, você precisará saber o quanto vai investir na sua viagem. Como falei anteriormente, imprevistos podem acontecer, mas é preferível estar preparado para eles. Crie uma planilha de valores com todos os atrativos, estadias, transportes e alimentação. Aliás, é importante que você defina como você vai se alimentar durante a viagem.

Comer em um restaurante luxuoso todos os dias vai quebrar o seu orçamento, mas também passar uma semana comendo sanduíche também não é a melhor opção. Então defina seu orçamento para a parte de alimentação. Como muitos restaurantes devem ter redes sociais com cardápio on-line, procure se informar nas opções que quer conhecer.

Outro motivo para criar a sua planilha é ajustar antes de viajar. Isso também ajuda no número de estadias que você vai reservar e os locais que irá conhecer.


Agente de viagem com tablet na mão mostrando o site da JJ HOTELS GROUP.
Na hora de reservar a sua estadia, prefira as hospedagens da JJ HOTELS GROUP

Adquira o transporte e reserve as estadias

Depois de tudo definido e tabelado, chegou o momento mais importante: contratar o transporte e a estadia. Se você tem como chegar ao seu destino e onde se hospedar, 80% de sua viagem está garantida. Estes dois itens são os principais da sua viagem, já os atrativos você consegue adequar conforme a sua viagem.

Imprevistos podem acontecer, mas não existe nada melhor do que ter a segurança de chegar na hospedagem e poder descansar. Quanto ao transporte, escolha o meio que mais lhe agrada, seja carro, ônibus, avião, trem ou navio. Seja qual for o meio que você escolher, aproveite o percurso para conhecer coisas novas e aproveitar.

Aproveite e saiba como realizar uma estadia pela JJ HOTELS GROUP.


Placa na beira da praia aonde está escrito: O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Ao fundo passarela que dá acesso a Praia da Ferrugem.
Em alguns momentos, a viagem pode trazer desafios e você precisa se adaptar.

Antes de finalizar

Como já falamos, viajar é passar por imprevistos, então encare eles com tranquilidade e procure achar as soluções de maneira rápida. Separe uma parte do dinheiro como uma reserva de emergência e utilize quando necessário. Pare, respire e contemple. Uma viagem proporciona descobertas e encare qualquer mudança de braços abertos. No caminho podem surgir oportunidades e atrações muito legais e que você não planejou. Então mude a rota, sempre que necessário.


Conclusão

Neste texto você aprendeu como preparar um plano de viagem inteligente para as suas férias. Se você seguiu o nosso passo a passo encontrou o melhor destino, nas melhores datas e com o orçamento ideal para as suas férias. Ao seguir as nossas, entendeu que em alguns momentos sua viagem terá desafios que fará com que você ajuste rota, mas que o transporte e a estadia são os itens fundamentais no seu planejamento. Antes de planejar a sua próxima viagem, não esqueça de criar uma tabela com todos os valores que terá que investir e evitar imprevistos. Boa viagem.

Comments


bottom of page